Visão e Missão

A visão é a foto que queremos ver de nós num horizonte temporal distante. Não é o que está lá, mas o que irá ser. Se o passado é experiência, o futuro é ambição. E o futuro, aos homens de visão pertence. A visão reflete a ideia de como nos imaginamos ser e onde queremos estar, seja como indivíduos, como indústria, serviço, organização, sociedade ou como país. O homem sonha, a obra nasce.

Para a criação dessa visão futurista é permitido ser-se louco, irrealista e sonhador, desde que ideia seja esclarecedora, motivadora, original e simples. Uma vez criada, a visão serve como uma bussola orientadora. Todos necessitamos saber para onde vamos, onde queremos estar, e quanto mais cedo o soubermos melhor. Mas visão sem a missão que a acompanha é apenas um sonho.

A missão é a razão de ser da visão. São como gêmeos siameses. Não vivem uma sem a outra. Se visão sem missão é apenas sonho, missão sem visão é apenas trabalho. É a visão que mobiliza a missão para que se cumpra e desenvolva todo o seu potencial criador. Concretizamos melhor estes dois conceitos nucleares da gestão com dois exemplos da nossa realidade nacional: a Volkswagen Autoeuropa e o Banco Alimentar Contra a Fome.

A visão da Volkswagen Autoeuropa é ser o «modelo de competência e inovação na marca Volkswagen» e a visão do Banco Alimentar Contra a Fome, «um mundo no qual todos os Homens tenham garantido o direito à alimentação». A Volkswagen Autoeuropa, aspira ser um modelo de competência e inovação (visão) porque produz «veículos automóveis de elevada qualidade, através do desenvolvimento de competências dos recursos humanos orientados pela inovação e assente nos princípios de criação de valor, flexibilidade e responsabilidade social» (missão). Já o Banco Alimentar, aspira a um mundo em que todos tenham garantido o direito à alimentação (visão) porque luta «contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa» (missão).

Não é absolutamente necessário que sejamos “visionários” – como por vezes os homens das tecnologias de informação são apelidados e gostam de se intitular, nem “missionários” – como os homens da igreja o foram durante tantos séculos. Para poder dizer que tem uma visão e está ao serviço de uma missão, basta ter uma ideia clara do futuro que quer para si ou para a sua empresa ou instituição, porquê, e o tipo de compromissos que está disponível para fazer. Nenhuma dúvida sobrevive durante muito tempo a uma visão e missão sólidas.

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